Na minha Estante os temas se complementam: Economia, História, Sociologia, Filosofia, Religião, Artes, Decoração, Fotografia, Poesia, Literatura Nacional e Internacional. São livros especiais que eu sempre releio.
Os títulos estão todos misturados e é dentro deste suposto caos que eu estudo, me atualizo, formo opinião, troco de opinião, aprendo e ensino.
Espero que você se inspire. Boa leitura.
Hecht, Jennifer Michael. mito da felicidade: por que o que achamos que é certo é errado / Jeniffer Michael Hecht ; tradução Luiz Roberto Mendes Gonçalves – São Paulo : Larousse do Brasil, 2009. Filósofa, historiadora e poeta americana narra com viés histórico os quatro temas principais que influenciam os seres humanos a se sentirem felizes: drogas, dinheiro, corpo e comemoração.
Arvate, Paulo Roberto. Economia do setor público no Brasil / Paulo Arvate, Ciro Biderman. – Rio de Janeiro: Elsevier,2004. Este livro-texto dá os conceitos básicos para compreender o ineficiente Estado brasileiro. Eu leio e estudo este livro várias vezes na tentativa de entender o hospício tributário do nosso país.
Zakaria, Fareed. O mundo pós-americano / Fareed Zakaria;tradução Pedro Maia – São Paulo:Companhia das Letras,2008. O autor é indiano, estudou em Yale e doutorou-se em ciência política em Harvard. Seu livro não é sobre o declínio dos Estados Unidos, mas sobre a ascensão de todos os outros países.
Bauman, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno / Zygmunt Bauman;tradução Vera Pereira. – Rio de Janeiro :Zahar,2011. Este incrível autor consegue refletir sobre nossa maior aflição – um indivíduo em busca de sua identidade dentro de um mundo líquido. Recomendo uma pesquisa sobre este autor e a leitura de outras duas obras: “Amor Líquido” e “Globalização: as consequências humanas”.
Biderman, Ciro. Conversas com economistas brasileiros/Ciro Biderman, Luiz Felipe L. Cozac e José Marcio Rego. – São Paulo: Ed. 34,1996. Neste livro estão reunidas entrevistas com vários economistas, de diversas escolas, gerações e tendências. Para os que se interessam por economia, um livro imperdível.
Cortella, Mario Sergio. Qual é a tua obra? : inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética/Mario Sergio Cortella. 17.ed – Petrópolis,RJ:Vozes,2011. Este livro traz várias inquietações e proposições a respeito de liderança, ética e gestão.
Eichengreen, Barry. A Globalização do capital: uma história do sistema monetário internacional / Barry Eichengreen; tradução de Sergio Blum. – São Paulo:Ed. 34,2000. Livro fundamental para quem deseja se aprofundar nos temas: Padrão-ouro, a instabilidade entre as guerras, o sistema de Bretton Woods e a flutuação cambial das décadas de 70 e 80.
Franco, Gustavo Henrique Barroso. As Leis Secretas da Economia: revisando Roberto Campus e as Leis do Kafka/Gustavo H. B.Franco – Rio de Janeiro:Zahar,2012. Gustavo Franco, um dos mentores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, nos apresenta bem-humoradas lições de sabedoria, expressas sob a forma de aforismos, paradoxos, axiomas e princípios. Segue a tradição de Roberto Campus e Alexandre Kafka.
Friedman, Thomas L. Quente, plano e lotado: os desafios e oportunidades de um novo mundo/Thomas L. Friedman; tradução de Paulo Afonso. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. Thomas Friedman recebeu o Prêmio Pulitzer três vezes, devido ao seu trabalho no New York Times. Recomendo que você comece pelo livro anterior de Friedman, “O Mundo é Plano”, onde ele trata do complexo mundo da tecnologia digital e do capitalismo global. Neste livro, o autor lança o desafio aos Estados Unidos para que liderem a revolução energética. Mas ele prevê que países com desenvolvimento acelerado como Brasil, Rússia, Índia e China também podem inovar. Desvenda a próxima onda de inovações tecnológicas movida pela escassez de matérias- primas e pela busca da sustentabilidade.
Garofalo Filho, Emilio. Câmbio, ouro e dívida externa – de Figueiredo a FHC / Emilio Garofalo Filho. – São Paulo: Saraiva,2002. Neste livro o autor, que é economista e trabalhou no Banco Central, inicia com a análise do ouro no Brasil Colonial até o século XX e depois trata, ano a ano, as crises e regimes cambiais vigentes entre 1979 e 2001.
Mantega, Guido. Conversas com economistas brasileiros II/Guido Mantega e José Marcio Rego – São Paulo:Ed.34,1999. Continuidade da proposta do Livro I do mesmo tema.
Matesco, Virene. Economia para não economistas: princípios de economia para profissionais em mercados competitivos / Virene Roxo Matesco, Paulo Henrique Schenini – Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio,2010. Virene consegue explicar de forma simples e muito agradável noções e conceitos de economia. Recomendo a todos os meus alunos.
Polanyi, Karl, 1886-1964. A Grande Transformação: as origens de nossa época/Karl Polanyi: tradução de Fanny Wrobel. -2. ed.- Rio de Janeiro:Campus,2000. Este livro foi escrito durante a Segunda Guerra Mundial. A Grande Transformação analisa a formação da economia capitalista de mercado. Suas conclusões são fruto de um estudo da Inglaterra na época da Revolução Industrial.
Pondé, Luiz Felipe. Contra um mundo melhor: ensaios do afeto / Luiz Felipe Pondé. – São Paulo: Leya,2010. Pondé é um filósofo que refuta todos os lugares-comuns, ele faz parte de um grupo seleto, marcado pela contestação. Sua frase: “O que nos humaniza é o fracasso”.
Krugman, Paul. Crises Monetárias. Tradução técnica: Nelson Carvalheiro. – São Paulo, Makron Books,2001. Este livro estuda as crises monetárias no período entre 1931 e 1994.
Sandel, Michael J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado/Michael J. Sandel;tradução de Clóvis Marques. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2012. Livro espetacular deste filósofo, professor de Harvard, que propõe um debate sobre o mundo em que vivemos, onde tudo está a venda.
Sandel, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa/Michael J. Sandel;tradução de Heloisa Mathias e Maria Alice Máximo. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2012. Justiça é o nome de um dos mais populares e influentes cursos de Harvard. Quais são os limites morais do mercado? Este livro nos convida a pensar mais profundamente sobre as questões mais difíceis de nossa vida cívica.
Skidelsky, Robert. Keynes / Robert Skidelsky; tradução de José Carlos Miranda. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1999. Este autor é o principal biógrafo e estudioso de Keynes, ele destaca a atualidade de seus desafios teóricos.
Stiglitz, Joseph E. Os exuberantes anos 90: uma nova interpretação da década mais próspera da história / Joseph E. Stiglitz; tradução de Sylvia Maria S. Cristóvão dos Santos, Dante Mendes Aldrighi, José Francisco de Lima Gonçalves, Roberto Mazzer Neto – São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Neste livro, Joseph E. Stiglitz, prêmio Nobel de economia de 2001, faz uma análise devastadora do boom econômico americano dos anos 90, provocado pela chamada Nova Economia, e do seu subsequente colapso.
Weatherford, Jack. A História do Dinheiro: do arenito ao cyberspace / Jack Weatherford ; tradução June Camargo – São Paulo: Negócio Editora,2000. Neste livro, o antropólogo Jack Weatherford retrata a trajetória de nossa relação com o dinheiro desde a época em que o homem primitivo trocava conchas à chegada dos amplamente usados cartões eletrônicos. Material obrigatório em minhas aulas.
Yunus, Muhammad. O Banqueiro dos pobres. – São Paulo: Ática,2003. Este autor criou um banco para emprestar aos pobres, o Grameen Bank em Bangladesh. Microcrédito para a população carente. Ele foi o precursor deste conceito.
>> Mais sugestões de leitura no meu Instagram!